terça-feira, 8 de março de 2011

Massa fresca!











A primeira vez que eu fiz macarrão em casa foi uma loucura! Tinha farinha de trigo em vários cantos da minha minúscula cozinha, nas outras vezes que não passaram de quatro as dificuldades foram diminuindo e com a prática geraram menos bagunça, mas mesmo assim eu ficava me perguntando se não foi precipitado de minha parte comprar o cilindro e se eu realmente iria usar?

Afinal, você pode comprar massas nacionais ou importadas maravilhosas não é?

Mas e o prazer de preparar um prato artesanal?

Estas questões ficaram na minha cabeça por um tempo e acabei me esquecendo delas, do cilindro e de prepara massa fresca em casa.

Acho que parte de meu sofrimento do início era que eu pensava que só deveria fazer macarrão quando tivesse visita em casa e aí eu fazia um monte de massa demorava uma vida, ficava cansada e no final eu não achava divertido e tão pouco prazeroso. Ontem tive uma vontade louca de comer massa fresca com um molho bem suculento e com bastante carne. Preparei massa fresca para dois, foi rápido e gostoso de fazer! Com certeza farei com mais freqüência com ou sem visita!

Ingredientes:
200grs de farinha de trigo (para cada 100grs 01 ovo)
02 ovos
01 colher (sopa) de azeite extra virgem
01 colher (chá) de sal

Como prepara:


Em uma bacia coloco a farinha de trigo abro um buraco e adiciono os ovos, azeite e o sal. Misturo a massa e quando a mesma soltar das mãos eu divido um duas partes abro sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha. Passo no cilindro umas quatro vezes salpicando farinha e dobrando, depois vou diminuindo a espessura do cilindro e passo para o talharim.


Enquanto a água ferve, deixo a massa polvilhada e farinha sobre uma tábua, tempero a água com sal grosso e acrescento o macarrão em água fervente. O tempo de cozimento é muito rápido a massa fica boiando e você pode experimentar. (Eu particularmente gosto da massa mais durinha) na seqüência escorrer colocar numa travessa, acrescentar um fio de azeite, molho de sua preferência e pronto! Buon appetito!

Moral da história, sim vale á pena comprar o cilindro e agora vou tentar fazer lasanha e massas recheadas me aguardem!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Tubaína retrô


Gostinho de infância !!!!!