sábado, 4 de dezembro de 2010

Bolo salgado ou torta de sobras



Gosto de receitas eu me permitem variar e usar o que tem na geladeira.


Hoje vou apresentar uma receita de bolo salgado!


A massa é simples e o recheio pode ser com o que você quiser. Já fiz com presunto, queijo e ervilhas. Um domingo eu assei um frango desossado e sobrou muito, congelei e na sexta-feira eu desfiei grosseiramente, juntei cogumelos frescos que também estavam sobrando na geladeira, azeitonas, queijo, manjericão e uma pitadada de pimenta calabresa ficou muito bom e evitei o desperdício.


O modelo da foto infelizmente não faz justiça ao sabor e praticidade desta receita, eu me adiantei ao tirar do forno, mas você pode deixar assar e ficar+ moreninho.


Ingredientes:


1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1/2 colher (sopa) de sal
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
3 ovos



Para o recheio use sua imaginação e aproveite para não desperdiçar o que tem na sua geladeira. Mas segue uma sugestão:


1 xícara de ervilha cozida (as congeladas tem mais sabor do que as enlatas)
150 g de queijo prato ou mussarela
10 azeitonas picadas, manjericão, azeite e um pouquinho de pimenta
150 g de presunto, chester ou lombo de porco



Como se faz:



Pique as azeitonas, presunto, queijo misture o manjericão, azeite e a pimenta (se quiser poder colocar um pouco de alho processado – eu costumo colocar). Misture todos os ingredientes e reserve o recheio. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma fôrma, despeje 2/3 da massa e cubra com o recheio reservado. Depois, adicione o restante da massa. Leve ao forno 180C por 40 minutos ou até ficar moreninho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário