segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Torta de Banana



Sabe quando a banana fica toda pintada (muito madura)? Geralmente a gente não come e joga fora né? Então para evitar o desperdício segue uma receita que eu costumo fazer aqui em casa para não jogar as bananas no lixo.


Ingredientes:
½ dúzia de banana nanica grande e bem madura
1 xícara e ½ de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
150 gramas de manteiga
1 colher chá canela
1 colher de chá de fermento

Para a cobertura:
2 ovos
½ xícara de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela



Como preparar:

Misturar todos os ingredientes secos e na seqüência a manteiga até ficar parecido com uma farofa úmida. Unte uma forma coloque a massa com cuidado para não compactar. Corte as bananas ao meio e arrume sobre a forma. Para a cobertura misture todos os ingredientes e despeje primeiro nas laterais da forma umedecendo bem e depois no centro da forma. Asse em forno pré-aquecido por 30 ou 40 minutos, ou até que fiquei bem dourado.

Dica: depois de colocar a cobertura salpique um poço de açúcar com canela sobre a torta fica muito bom! Outra coisa que eu fiz e ficou bacana foi colocar uvas passas e lâminas de amêndoas sobre as bananas.




terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Moussaká
















Minha amiga Camila me pediu que eu fizesse algumas receitas com um mesmo ingrediente, pensei um pouco e elegi a Berinjela para atender este pedido.


Ingredientes

2 Berinjelas grandes
300 g Coxão mole moído
1 Cebola e alho
6 Tomates
1 Lata de extrato de tomate
Pimenta da Jamaica, (usei calabresa) canela e sal
Azeite extra virgem
Manteiga

Como preparar as berinjelas

Corte em fatias espessura de uns 3 mm, pulverize sal e deixe numa peneira, assim sairá um líquido escuro e diminuirá o gosto amargo. No mínimo 01hora!


Lave as berinjelas, e seque-as umas a uma em papel toalha, em uma frigideira de teflon bem quente, grelhar as berinjelas. (não costumo fritar!), mas você pode fritar em óleo bem quente, e deixe escorrer em papel toalha.

Preparando o molho de tomate

Numa panela, refogue a carne moída em azeite e manteiga, adicione a cebola picada, a pimenta e o sal, acrescente os tomates picadinhos deixe cozinhar, junte o extrato de tomate a canela e o açúcar.


Dica em outra panela menor eu separei um pouco deste molho, com mais carne e deixei bem grosso para ficar como um recheio.

Para o molho branco (bechamel)



2 xícaras de leite
2 colheres de sopa de manteiga 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal, noz-moscada e pimenta do reino branca

Derreta a manteiga junte a farinha até formar uma pasta, acrescente o leite aos poucos sempre mexendo para não empelotar, junte os temperos e deixe cozinhas até ficar consistente.

Montagem

Numa forma de vidro forrar com um pouco de molho e na seqüência colocamos a primeira camada de berinjelas depois o molho mais grosso de carne, mais uma camada de berinjelas, mais molho de tomate, se tiver mais uma camada berinjelas, acrescente o molho branco, salpique e queijo parmesão, e coloque no forno para gratinar


Servir com arroz branco e regar com azeite extra virgem.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Bolo salgado ou torta de sobras



Gosto de receitas eu me permitem variar e usar o que tem na geladeira.


Hoje vou apresentar uma receita de bolo salgado!


A massa é simples e o recheio pode ser com o que você quiser. Já fiz com presunto, queijo e ervilhas. Um domingo eu assei um frango desossado e sobrou muito, congelei e na sexta-feira eu desfiei grosseiramente, juntei cogumelos frescos que também estavam sobrando na geladeira, azeitonas, queijo, manjericão e uma pitadada de pimenta calabresa ficou muito bom e evitei o desperdício.


O modelo da foto infelizmente não faz justiça ao sabor e praticidade desta receita, eu me adiantei ao tirar do forno, mas você pode deixar assar e ficar+ moreninho.


Ingredientes:


1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1/2 colher (sopa) de sal
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
3 ovos



Para o recheio use sua imaginação e aproveite para não desperdiçar o que tem na sua geladeira. Mas segue uma sugestão:


1 xícara de ervilha cozida (as congeladas tem mais sabor do que as enlatas)
150 g de queijo prato ou mussarela
10 azeitonas picadas, manjericão, azeite e um pouquinho de pimenta
150 g de presunto, chester ou lombo de porco



Como se faz:



Pique as azeitonas, presunto, queijo misture o manjericão, azeite e a pimenta (se quiser poder colocar um pouco de alho processado – eu costumo colocar). Misture todos os ingredientes e reserve o recheio. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Unte uma fôrma, despeje 2/3 da massa e cubra com o recheio reservado. Depois, adicione o restante da massa. Leve ao forno 180C por 40 minutos ou até ficar moreninho.


terça-feira, 5 de outubro de 2010

Máquina Panificadora


Brinquedos de cozinha!!!


Foi minha mãe quem me ensinou a importância dos eletros domésticos, eles deixam sua vida mais simples, a produção das refeições mais práticas e em alguns casos mais eficientes.


A máquina de fazer pão é meu brinquedo preferido, foi um presente de meus amigos Ana Paula e Rubéns, uso no mínimo 02 vezes por semana. Com ela consigo colocar os ingredientes antes de dormir e logo cedo tenho um delicioso pão assado. Posso prepara pães de lingüiça, queijo, cenoura e até de banana com aveia, acho que já fiz a maioria das receitas do livrinho que vem com ela. O pão da foto foi feito com aveia e farinha de linhaça, ótimo para começar seu dia.


Hoje em dia há uma infinidade de máquinas e equipamentos para cozinha. Mas acho que antes de comprar algo, é importante saber se realmente terá boa utilização no seu dia a dia. Do contrário esta compra pode se tornar um entulho no seu armário ou num canto qualquer juntando poeira. Antes de comprar costumo conversar com pessoas que tenham o produto, checar se é simples montar, desmontar e lavar após o uso ( isto é importante pois dependendo do nível de dificuldade você pode deixar de usá-lo).

domingo, 26 de setembro de 2010

Cumble de maça















Esta sobremesa é simples, gostosa e versátil! É uma homenagem para minha querida amiga Vitória "Tóia"!





03 maças Fuji
3/4 xícara de farinha de trigo com fermento
03 colheres (sopa) de manteiga sem sal
03 colheres (sopa) de açúcar eu uso mascavo
canela em pó a gosto,
uva passa e amêndoas (opcional)

Preaqueça o forno a 180oC.

Misture tudo, menos a maça, com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Reserve.
Descasque, tire as sementes e corte as maças. Coloque num refratário. Espalhe por cima o crumble de modo a cobrir bem todas as maçãs. Leve ao forno para assar durante 30 a 40 minutos ou até que a crosta fique levemente dourada. Sirva morno com ou sem uma bola de sorvete de creme.





Informação: Tenho que confessar! Eu como Cumble de maça no lanche com chá ou no café da manhã com café! Adoro!!!!





Outra dica, além da maça eu coloquei uma banana picada, e mel!











Molho Pesto







Pesto para tudo!!!


Lá em casa fazemos o Pesto não só para o macarrão, mas ele serve para dar um toque especial na maionese (experimente!), na salada de batata e também na sopa! Acredite estes dias eu assisti o Jaime Oliver servindo uma sopa de legumes e para dar um toque especial ele colocou uma colher de Pesto. Eu já experimentei e simplesmente amei!

Como eu tinha Rúcula correndo o risco de estragar, eu decidi preparar o Pesto de Rúcula!

Ingredientes:

01 maço de rúculas;

200 grs. de nozes;

02 cabeças de alho;

200 mls. de azeite extra virgem;

Sal e pimenta do reino ao gosto.

Como preparar:

Processar todos os ingredientes até que forme uma pasta. (você poderá usar: liquidificador, processador ou mixer, todos estes dão conta do recado!)

Informações: No lugar da Rúcula você pode usar o Manjericão, aliás, o original da receita!Pode também acrescentar queijo parmesão e até se você gostar um pouco de Alcaparra fica bom também! Outra dica importante, quando não tenho nozes uso com tranqüilidade castanha de caju.






















Batata Gratinada



Se algum dia alguém me disser que não poderei mais comer batata, responderei na hora

nem morta!

Adoro batatas, elas são tão incríveis e ficam boas de qualquer maneira: assadas, cozidas, fritas, na sopa, salada, enfim as receitas com batatas com ilimitadas.


A batata gratinada é minha paixão, ela acompanha tranquilamente aves, carnes e peixes assados.


Ingredientes:


04ou 05 batatas grandes (descascadas e cortadas e finas fatias)


01 caixinha de creme de leite


01 xícara de queijo parmesão ralado


01 colher (sopa) de manteiga


½ xícara de queijo parmesão ralado


Leite suficiente para cobrir a batata;


Sal, pimenta do reino e noz-moscada á gosto.


(se você tiver alecrim para aromatizar também é bacana)




Como preparar:


Cozinhe as batatas já descascadas e fatiadas (finas + ou – 2 a 3 cm de espessura) numa panela com leite, acrescente um pouco de sal, pimenta do reino e uma pitada de noz-moscada.


Quando as batatas estiverem cozinhas depositá-las numa refratária untada com manteiga,


Misturar o creme de leite com a manteiga e o queijo ralado, ajustar o sal e assar no forno até que as batatas estejam douradas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Biscoito de Cerveja



Para acompanhar a cervejinha...


Ingredientes
1 xícara (chá) de cerveja
250g de margarina
Sal a gosto
1/2 xícara (chá) de parmesão ralado
4 xícaras (chá) de farinha de trigo

Como preparar:


Em uma tigela, coloque a cerveja, a margarina, o sal, o parmesão e misture bem. Acrescente a farinha aos poucos até que ao sovar não grude nas mãos. Abra a massa com o rolo, corte no formato desejado. Coloque em assadeira, leve ao forno, pré-aquecido, por 10 minutos ou até dourar levemente.(eu coloquei pimenta do reino)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cheesecake




Como é bom se deliciar com uma refeição gostosa, sem pressa, saboreando bem devagar e quando você acha que acabou que esta satisfeito, descobre que depois vem a sobremesa...



Ingredientes



Massa


1 ½ pacote de biscoito Maria


100 g de manteiga

Recheio

04 ovos


250 g de ricota

01 copo de requeijão



01 xícara (chá) de açúcar



01 colher (chá) de essência de baunilha



01 colher (chá) de casca de limão ralada (opcional)



Modo de Preparo



Massa



Faça a massa colocando os Biscoitos aos poucos no liquidificador até que estes virem pó. Derreta a manteiga e depois misture os Biscoitos moídos até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (24cm de diâmetro) e reserve.

Recheio



Bata os ingredientes no liqüidificador e coloque sobre a torta. Asse em forno baixo (150ºC) por aproximadamente 40 minutos ou até que fique firme. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Sirva gelada acompanhada de geléia de morangos ou framboesas. (eu comprei morango e fiz a geléia)

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Rocambole de carne moída








Sabe aqueles dias em que tudo esta acontecendo ao mesmo tempo e você precisa preparar uma refeição rápida e saborosa?


Ingredientes:


800 grs. de carne moída (patinho sem gordura)

01 envelope de creme de cebola


Recheio do rocambole poderá ser feito com o que você tiver na geladeira: queijo, presunto, bacon, azeitona, enfim...


Modo de preparar:


Misture a carne com o creme de cebola, (eu costumo
colocar também uma colher de (sopa) de alho processado e uma pitada de pimenta do reino)

Abra a carne sobre uma superfície plana coberta com papel filme, forme um retângulo, compacte bem!

Coloque o recheio, nesta foto eu usei queijo prato e bacon!

Enrole a carne com a ajuda do papel filem, coloque numa assadeira untada, cobra com papel alumínio

Asse por 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe dourar!

Sirva com purê de batata ou batatas gratinadas ou com arroz, feijão e uma saladinha de alface e tomate. Pronto! Rápido, gostoso e eficiente.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Chilli



Obaaaa sexta-feira!


Acabou a semana, e para relaxar nada melhor do que uma comidinha gostosa, cerveja gelada, boa música e os amigos por perto!


Hoje decidi preparar chilli (preferido do meu marido) e guacamole!




O chilli é fantástico, pois é fácil de preparar e muito gosto!


Ingredientes Chilli:


500grs de carne moída (patinho sem gordura)


400grs de Feijão tipo Rajado


200grs de queijo parmesão ralado


01 Lata de molho de tomate


02 Colheres (sopa) de alho processado


Azeitona, azeite, sal, pimenta do reino e pimenta calabresa, cebolinha, cheiro verde ou coentro


Como preparar:


Cozinhar o feijão na panela de pressão, em outra panela refolgar o alho e a carne moída no azeite, junte os grãos do feijão já cozido, amassar o feijão para que o chilli fique bem cremoso, acrescente o molho de tomate, azeitona e tempere com sal, pimenta do reino e pimenta calabresa. Deixe ferver e engrossar. Sirva em uma travessa rasa salpique cebolinha, coentro e o queijo ralado. Finalize com azeite extra virgem


Costumo servir com Doritos da embalagem preta é o melhor!







Guacamole



Ingredientes Guacamole:


02 Avocatos
02 Tomates maduros, sem sementes
01 Cebola roxa média
01 Colher (sopa) de alho processado
½ Limão grande
Cheiro verde
Azeite,sal e pimenta do reino à gosto


Como preparar:


Amassar com o garfo o avocato (você pode usar abacate também) acrescentar o suco de limão para não oxidar. Misturar o tomate e a cebola bem picadinhos. Temperar com o alho, sal, pimenta do reino, cheiro verde (ou coentro) e cebolinha.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quiche
























Adoro quiche, pode ser servido com uma bela salada verde no almoço ou no jantar e até mesmo no lanche com bastante catchup.


Ingredientes:


Massa

03 xícaras (chá) de farinha de trigo

01 xícara (chá) e + 02 colheres (sopa) de margarina

06 colheres (sopa) de água gelada


Recheio

200gr de ricota fresta

02 ovos

½ xícara de (chá) de creme de leite

Sal e pimenta do reino

(eu costumo colocar um pouco de alho e manjericão também)

Com estes ingredientes acima você pode adicionar espinafre, alho-poró, bacon, presunto ou outro queijo com sabor mais acentuado e este é o lance! O que você tiver na geladeira poderá ser utilizado e pronto quiche sem drama!


Como preparar:


Massa

Coloque a farinha de trigo numa tigela, corte a margarina bem gelada em pedacinhos e adicione à farinha de trigo, vá misturando até ter um aspecto migalhas de pão fresco. Adicione a água aos poucos e vá amassando com uma das mãos rapidamente, mas a massa deve ficar homogenia. Faça uma bola e embrulhe no papel filme e leve à geladeira por 15 minutos. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha de trigo, de a forma da forma que irá usar. Acomode a massa na forma, corte as rebarbas, adicione o recheio, asse por 25 minutos ou até que esteja dourada e firme.


Recheio

Adicione todos os ingredientes no processador e misture até que fique homogêneo, despeje sobre a massa e leve ao forno





















terça-feira, 24 de agosto de 2010

Waffle




Hummmm, Lanche da tarde!




Ingredientes:



02 Xícaras (chá) de farinha de trigo


½ Xícara (chá) de açúcar


03 Ovos


01 Xícara (chá) de leite


01 Colher (sopa) fermento em pó


02 Colheres (sopa) de margarina derretida


Como preparar:


Misture todos os ingredientes líquidos em seguida o açúcar a farinha e o fermente aos poucos.


Fica muito bom com mel, (meu preferido), doce de leite ou geléia.


Informação importante: Você pode comprar uma máquina de waffle que é prática, mas existe uma opção mais barata no mercado. Uma forma (parecida com aquelas de fazer misto quente na boca do fogão sabe?),
http://www.lojasmel.com/pages/lojas/



Ah!!!! Caso sobre, você pode guarda na geladeira e no dia seguinte pode aquecer na torradeira ou na frigideira, bom novamente!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Moqueca de Peixe






Nosso amigo Jeremy, esta passando as férias aqui no Brasil. Como ele gosta de cozinhar, combinamos de preparar uma moqueca juntos.



Adoro ter alguém que compartilhe este prazer, e confesso que fiquei pasma com a habilidade dele para cortar e picar as coisas parece profissional!



Ingredientes:
02 Tainhas de 800grs cada uma;
01 Pimentão verde (pequeno);
05 Tomates maduros
02 Cebolas grandes
05 Dentes de alho (grande)
02 Limões
Azeite de dendê
Leite de coco
Cebolinhas, coentro e cheiro verde á gosto



Mesmo sendo filha de baiana eu não costumo colocar muito leite de coco, pois acho enjoativo e também não abuso do dendê.



Como preparar:
Lave bem os peixes e deixe ½ hora numa bacia com suco de limão.
Refolgue o alho e a cebola bem fatiados em uma colher de óleo, (às vezes coloco 400grs de camarão) acrescente o tomate, pimentão e arrume as postas do peixe na panela.
Tempere com sal, pimenta do reino á gosto. Em seguida coloque 03 colheres de sopa de azeite de dendê e 50 ml de leite de coco (costumo colocar de 02 a 03 pimentas malagueta bem picadinhas para dar um toque especial).
Deixe cozinhar por aproximadamente 15 a 20 minutos.
Retire do fogo, polvilhe o coentro e a cebolinha sirva com arroz branco.




O Jeremy adorou a experiência e o sabor!!!!!!







quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ovos Benedicts



Meu marido e eu, nos aventurados em preparar ovos benedicts para o lanche!É necessário ter delicadeza para fazer os ovos pochê e paciência para dar o ponto no molho holandês.


Ingredientes:




  • 2 unidade(s) de gema de ovo


  • 2 colher(es) (sopa) de suco de limão


  • quanto baste de pimenta-do-reino branca


  • 1 colher(es) (sopa) de água


  • ½ xícara(chá) de manteiga derretida


  • 1 colher(chá) de sal


  • 2 unidade(s) de ovo


  • 1 colher(es) (chá) de vinagre branco


  • 2 fatia(s) de bacon Sadia ou presunto


  • 2 fatia(s) de pão de forma torrada(s)

Como fazer:


Coloque uma panela em banho-maria, em fogo brando. Ponha as gemas de ovos, o suco de limão, a pimenta, o molho inglês e a colher de água. Bata bem com o batedor de arame, junte a manteiga derretida, sempre batendo, sem parar, até formar-se um creme com a consistência de uma maionese. Tempere com sal e remova do fogo. Frite as fatias de bacon até que estejam douradas e sequinhas. Faça os ovos pochê: coloque água, vinagre e sal numa panela e quebre os ovos (faça um redemoinho na água utilizando uma colher, quebre o ovo numa concha e despeje delicadamente no meio do redemoinho) cozinhando-o na água, de 1 a 3minutos (eu deixei 4 minutos), dependerá de como você gosta. As gemas precisam estar molhadinhas, ainda, no centro. Retire-os da panela com uma escumadeira. Faça torradas, cubra cada uma com uma fatia de bacon, ovos pochê e salpique o molho holandês sobre os ovos.


Pronto! Delícia!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Bolinho de chuva

Sabe aquela tarde fria e chuvosa, em que você esta afim de um aconchego no sofá?
...então segue uma receita de bolinho de chuva que vai super bem com chá, manta e filme.

Segue a receita: ( peguei no site tudo gostoso)

Ingredientes:
02 ovos
02 colheres de chá de açúcar
01 xícara de chá de leite
Trigo para dar o ponto
01 colher de sopa de fermento em pó
Açúcar e canela para polvilhar

Como fazer:
Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura (deixei parecendo um mingau encorpado)
Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar (eu uso o truque do fósforo)
Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa.
Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela.

Mergulhei no sofá com uma bacia de bolinhos e uma xícara de chá, curti tanto este momento como se não houvessem nem o amanhã e nem a balança!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Croissant

No feriado de 09 de julho, fomos para Buenos Aires e com tantos cafés e restaurantes charmosos, retornei para São Paulo inspiradíssima!

Adoro croissant e sempre imaginei que fazê-los em casa seria praticamente impossível.

Incorformada passei a pesquisar algumas receitas na net, livros de culinárias e até assisti no youtube um rapaz fazendo croissant em escala industrial, a trilha sonora é imbatível! Vale a pena ver, este vídeo me ajudou a entender o processo de folhear a massa. E assim encarei o desafio de desmistificar o que eu mesma criei.

Gente, não posso negar que praticamente desmontei a cozinha, precisava de espaço para abrir a massa, mas já esclareço que minha cozinha é bem compacta (3mx2m) e eu tive de me virar com o que tenho.


O resultado final foi: Consegui!! Sim, sim, dá para fazer croissant em casa, eles ficam cheirosos, saborosos e macios! Simplemente amei!

Segue a receita:

01 xícara de leite

01 tablet (15 gr) de fermento para pão

02 colheres de sopa de manteiga ou margarina

02 colheres de sopa de açúcar

02 colheres de chá de sal

02 ovos

04 a 05 xícaras de farinha trigo

Manteiga para untar

Farinha de trigo para polvilhar

01 pacote de manteiga (200grs)

Como fazer:

Ferva o leite e deixe amornar, quando estiver quase frio, dissolva o fermento em 1/2 xícara de água morna e misture ao leite;

Acrescente a margarina (ou manteiga), açúcar,sal, ovos e bata bem;

Junte 2 1/2 xícaras de farinha e misture;

Vá acrescentando o restante da farinha aos poucos, amassando até que fique uniforme e maleável;

Faça uma bola e coloque numa tigela untada com manteiga, unte a outra parte da massa;

Cubra e deixe crescer por 01 hora;

Abaixe a massa (tire o ar, empurre contra a tigela), cubra e deixei 01 hora na geladeira;

Abaixe a massa novamente;

Abra a massa sobre um superfície lisa e polvilhada, formando um retângulo;

Espalhe 1/3 da manteiga, dobre a massa em 03 partes e abra novamente;

Repita esta operação até acabar a manteiga;

Leve novamente à geladeira e deixe crescer por mais 01 hora;

Abra a massa, corte em triangulos;

Faça os croissant;

Enrole o triangulo começando pela parte mais larga;

Leve à geladeira por mais 30 minutos;

Coloque em uma assadeira sem untar e leve ao forno aquecido por 15 minutos ou até que dourem e fiquem crocantes.

Rendem 45 a 50 unidades e missão cumprida !!!




quinta-feira, 1 de julho de 2010

Canjiquinha - Festival Mineiro


Meu querido sogro me presenteou com um livro de receitas típicas mineiras, como estamos no inverno e o paladar pede refeições mais encorpadas, decidi então colocá-las em prática!

Primeira receita Canjiquinha:

Ingredientes:
2 e ½ xícara (chá) de canjiquinha;
1 colher de (sopa) de óleo (usei azeite);
4 dentes de alho picados (usei 6 dentes) ;
20 costelas de porco frescas;
4 xícaras (chá) de água
Sal a gosto
½ repolho branco (usei couve)
Salsinha para decorar (usei cebolinha também)

Modo de preparar:
Coloque a canjiquinha em água e deixe de molho por 1 hora. Escorra e reserve.
Esquente o óleo numa panela, doure 2 dentes e, em seguida, refogue as costelas de porco. Quando estiverem douradas e macias, desligue o fogo e reserve na própria gordura que se formou.
Coloque as 4 xícaras de água numa panela e cozinhe a canjiquinha com sal a gosto (usei pimenta do reino moída na hora), mexendo até engrossar e soltar do fundo da panela. Reserve. Retire 4 colheres da gordura da fritura das costelas e coloque em uma panela. Junte o alho restante, doure e acrescente a canjiquinha. Mexa bem e adicione as costelas de porco e o repolho, rasgado grosseiramente com as mãos. Polvilhe a salsinha sobre o cozido antes de servir. Fiz um arroz branco e pronto! meu marido mineiríssimo adorou!

terça-feira, 16 de março de 2010

Muffins da Rebeca

Fala a verdade! É uma delícia acordar com o cheiro do café e do pão fresquinho invadindo a casa né?!
Minha dica é preparar Muffins para o café da manhã, é fácil e rápido de fazer.
Necessário formas para Muffins que podem ser de silicone ou de aço.(eu adoro as de silicone, são fáceis de lavar e não grudam a massa).

Vamos para a receita:
1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo;
3/4 de xícara de açúcar;
2 colheres (chá) de fermento em pó;
3/4 de xícara de leite;
4 colheres (sopa) de margarina derretida;
2 ovos;
pitada de sal;

Pré aqueça o forno, misture os ingredientes secos e peneirados numa tigela, acrescente os ovos, leite, e a margarina derretida em seguida e misturando. A massa deve ficar levemente pelotada.
(costumo colocar gota de chocolate, também uso o bom e básico chocolate granulado fica ótimo)
Coloque na forma e asse por 20 a 25 minutos.