Ingredientes:
Coalhada fresca
Azeite
Pepino
Alho e Sal
Como preparar:
Rale o pepino grosso, misture com os demais ingredientes e pronto, este molho dá um toque especial na salada.
Fomos jantar na casa de uns amigos e experimentei esta delícia, que é prática e ótima para preparar no jantar da semana.
Ingredientes:
Como preparar:
Corte a abobrinha ao meio e leve para cozinha, este eu fiz no vapor, mas pode na água também. Quando estiver próximo do ponto de ficar mole pare o cozimento, e retire a polpa com as sementes. Misture o atum, ovo,farinha de rosca com o alho e ou a cebola já refogadas no azeite. Acrescente a polpa e as sementes, misture bem e recheie as abobrinhas. Em uma refratária coloque as abobrinhas salpique queijo parmesão e deixe gratinar por mais uns 25 minutos.
Pronto! Delícia, prática e fácil de preparar.
O Alho poro é curinga aqui em casa, com ele preparo risotos, saladas, refogados e quiches.
O creme é fácil de preparar e muito saboroso.
Ingredientes:
02 Batatas;
01 Alho poro (costumo dispensar somente a parte da raiz, caso você queira o creme branquinho use dois e descarte a parte verde)
Azeite, alho, pimenta calabresa e sal.
Como preparar:
Cozinhe as batatas já descascadas e o Alho poro na panela de pressão se você quiser coloque um pouco de caldo de legumes ou galinha.
Cozido bata no liquidificador, em uma panela doure levemente o alho no azeite e acrescente o creme, tempere com pimenta e sal. Pronto sirva com uma torrada!!!!
O Shimeji é sensacional até meu marido já preparou e ele adora!!!
Tenho a vaporeira de bambu, mas até então usava somente para cozinhar legumes, hoje vou tentar preparar um peixe cozido a vapor!
Ingredientes:
06 Filés de Saint Piter;
06 folhas de couve;
Alho e gengibre em lâminas finas;
Sal, azeite, alecrim, limão e pimenta do reino
Como preparar:
Deixei o peixe de molho no limão com o alho e o gengibre por ½ hora. Forrei o fundo da vaporeira com metade das folhas de couve, depositei os filés temperei com sal, azeite, raspas de casca de limão, alecrim e a pimenta. Cobri com as folhas restantes e deixei 25 minutos cozinhando. Se você quiser fazer um molho de alcaparras fica bom eu fiz de mostarda e ficou bem gostoso! O resultado final é um peixe bem aromático e saboroso, a carne fica firme, mas bem cozida. Eu e meu marido gostamos e vamos tentar outros peixes e outros temperos aromáticos!!!
Sabe quando você acorda com vontade de comer algo diferente?! Pois é, eu acordei assim hoje, mas o pior é este diferente tinha de ser leve também! E fomos para a feira do meu bairro para ver se achava algo que me chamasse a atenção, é claro que aproveitamos e comemos pastel acompanhado com caldo de cana!!!!!
Ingredientes parte 1:
02 Alcachofras;
Alho, azeite, sal e água
Preparei da seguinte maneira: Seguindo as orientações de minha amiga Vitória, coloquei alho entre as pétalas coloquei na panela de pressão com 01 dedo de água reguei com azeite e deixe na pressão por 15 minutos!!!! MUITO BOM!!!!!
Ingredientes parte 2:
150grs de camarão
04 filés de Saint Piter
Limão, azeite, sal, pimenta do reino
Preparei da seguinte forma:
Dexei os filés de peixe e os camarões ½ hora de molho no limão, depois passei para uma refratária untada com azeite reguei com azeite, uma pitada de pimenta do reino e sal embrulhei com alumínio e levei ao forno por 30 minutos!
Pronto matei meu desejo com uma comidinha rápida e gostosa!!!!!
O caldo verde é sempre muito bem vindo nas noites frias!
Ingredientes:
04 batatas (grande)
04 folhas de couve
04 cubos de espinafre (já vem picadinho em cubos e congelado) Ótimo!!!!
Bacon, lingüiça defumada, alho, sal e pimenta do reino.
Como se faz:
Cozinhe as batas, bata no liquidificador reserve, frite o bacon, lingüiça e o alho, acrescente o creme de batatas, acrescente os cubos de espinafre, tempere com sal e pimenta. Pique as folhas de couve e junte no creme e ponto!!!!
Para aquecer com charme!!!!
Ingredientes:
01 Pacote de Aspargos (grande);
½ Xícara de chá de creme de leite fresco;
Alho, sal, pimenta e azeite.
Como preparar:
Lave e pique os Aspargos, descarte as partes mais rígidas do talo. Refogue o alho no azeite, acrescente os Aspargos continue refogando. Cozinhe por 8 minutos com um pouquinho de água. Tempere. Quando cozido bata no liquidificador (ou mixer) até que fique um creme liso, acrescente o creme de leite continue batendo para misturar. Retorne para a panela e cozinhe por 01 minuto. Corrija o tempero (se for o caso) e sirva com croutons ou uma bela torrada.
Delícia charmosa e simples de fazer.
Cara gratinado.
Meu lance é experimentar!!!!
Ingredientes:
800 grs. Cara
01 litro de leite
200grs de queijos parmesão
01 colher de sopa de manteiga
01 colher de sopa de alho processado
Sal, pimenta e noz moscada.
Como preparar:
Descasque o Cara e corte em fatias finas de 2 cm + ou -. Derreta a manteiga com um fio de azeite para não queimar, doure o alho e acrescente um pouco de leite. Coloque as lâminas de cará e cubra com o leite restante, tampe com sal,pimenta e a nos moscada. Cozinhe sempre mexendo. Quando o cara estiver macio, passe para uma forma e alternando as camadas com queijo ralado. Quando finalizar polvilhe queijo e gratine no formo.
Ingrediente:
03 Sardinhas (limpas)
Limão, pimenta, sal.
Como preparar:
Lave bem as Sardinhas, deixe mergulhadas no suco de limão 1 hora + ou -. Forre um formar com alumínio coloque as sardinhas e tempere com sal, azeite, pimenta, alho salsinha. Neste eu tinha feito brusqueta na noite anterior e coloquei o restinho para compro o tempero. (ou seja, pode temperar com que quiser sem medo!). Faça um envelope com o alumínio e asse em forno por 40 minutos. Você pode servir com arroz e salada, neste eu preparei um Cará gratinado e ficou muito bom!
Nas viagens de Minas me empolgo com os queijos maravilhosos de lá!
Ingredientes:
03 ovos;
02 Colheres de sopa de manteiga ou margarina;
03 colheres de sopa de farinha de trigo;
2/3 de xícara de leite;
01 xícara de queijo (o que você tiver em casa, eu usei meia cura e parmesão, só não vale o queijo branco pois não tem gosto forte);
Sal e pimenta-do-reino a gosto;
Como preparar:
Derreta a manteiga numa panela e adicione a farinha de trigo e o sal, mexa bem. Acrescente o leite aos poucos sempre mexendo, deixe cozinhar até que engrosse. Retire do fogo e misture o(s) queijo(s).
Adicione as gemas bem batidas aos poucos ao creme, mexendo bem. Retorne ao fogo brando cozinhando por 1 minuto, até engrossar. Não deixe ferver. Reserve.
Bata as claras em neve e adicione-as á mistura de queijo. Coloque numa forma para suflê com capacidade para 6 xícaras e asse em forno pré aquecido (180°) por 40-50 minutos.
Passei uns dias em Pato Branco- Paraná e provei uma sopa maravilhosa de legumes e massa recheada, gostei tanto que decidi compartilhar!
Ingredientes:
04 Batatas;
01 Cenoura grande
150 grs. de peito de frango em cubos (opcional)
01 Caldo de frango
01 litro de água
200 grs. de capeletti de queijo (o sabor a sua escolha)
Como se faz:
Doure bem o frango, acrescente os legumes picadinhos, água e o caldo de frango. Deixe cozinhar, em outra panela cozinhe o capeletti e escorra. Quando os legumes estiverem cozidos acrescente o capeletti tempere com sal, pimenta, salsinha e pronto delicio para o inverno!!!!!
Ingredientes:
150g de cevadinha (trigo em grão)
03 batatas grandes
02 abobrinhas
01 cenoura
02 colheres de sopa de salsinha picada
01 maço de espinafre
01 dente de alho (uso 02) (coloquei uma cebola pequena)
01 litro de caldo de legumes (usei de galinha)
Azeite, pimenta e sal.
Como preparar:
Lave bem o trigo, na panela de pressão doure o alho e a cebola no azeite, acrescente o caldo e o trigo e cozinhe por 10 a 15 minutos na pressão (panela comum 40 minutos).
Descasque os legumes e pique em cubos não muito pequenos. Quando o trigo estiver cozido (mole e aberto) acrescente a bata e a cenoura, cozinhe por mais 5 minutos, depois a abobrinha e o espinafre, tempere com sal e pimenta. Quando a abobrinha estiver macia é só salpicar a salsinha e servir.
A primeira vez que eu fiz macarrão em casa foi uma loucura! Tinha farinha de trigo em vários cantos da minha minúscula cozinha, nas outras vezes que não passaram de quatro as dificuldades foram diminuindo e com a prática geraram menos bagunça, mas mesmo assim eu ficava me perguntando se não foi precipitado de minha parte comprar o cilindro e se eu realmente iria usar?
Afinal, você pode comprar massas nacionais ou importadas maravilhosas não é?
Mas e o prazer de preparar um prato artesanal?
Estas questões ficaram na minha cabeça por um tempo e acabei me esquecendo delas, do cilindro e de prepara massa fresca em casa.
Acho que parte de meu sofrimento do início era que eu pensava que só deveria fazer macarrão quando tivesse visita em casa e aí eu fazia um monte de massa demorava uma vida, ficava cansada e no final eu não achava divertido e tão pouco prazeroso. Ontem tive uma vontade louca de comer massa fresca com um molho bem suculento e com bastante carne. Preparei massa fresca para dois, foi rápido e gostoso de fazer! Com certeza farei com mais freqüência com ou sem visita!
Ingredientes:
200grs de farinha de trigo (para cada 100grs 01 ovo)
02 ovos
01 colher (sopa) de azeite extra virgem
01 colher (chá) de sal
Como prepara:
Em uma bacia coloco a farinha de trigo abro um buraco e adiciono os ovos, azeite e o sal. Misturo a massa e quando a mesma soltar das mãos eu divido um duas partes abro sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha. Passo no cilindro umas quatro vezes salpicando farinha e dobrando, depois vou diminuindo a espessura do cilindro e passo para o talharim.
Enquanto a água ferve, deixo a massa polvilhada e farinha sobre uma tábua, tempero a água com sal grosso e acrescento o macarrão em água fervente. O tempo de cozimento é muito rápido a massa fica boiando e você pode experimentar. (Eu particularmente gosto da massa mais durinha) na seqüência escorrer colocar numa travessa, acrescentar um fio de azeite, molho de sua preferência e pronto! Buon appetito!
Moral da história, sim vale á pena comprar o cilindro e agora vou tentar fazer lasanha e massas recheadas me aguardem!
Para quem gosta de comer legumes cozido a vapor, vai uma dica barata e em minha opinião charmosa!
Trata-se a vaporeira de bambu! É isso mesmo! Você pode comprar no bairro da Liberdade com variação de preços, diâmetros e altura.
Logo mais postarei receitas com peixes cozido a vapor, mas segue fotos da minha querida e já bem usada vaporeira com legumes que estou preparando para montar uma salada bem completa.
Ah!!! ela dura bastante tá, tenho a minha há uns 03 anos ou mais.
A primeira vez que eu comi frango xadrez caseiro foi em Belo Horizonte na casa da prima do meu marido. Estes dias conversando com meu marido nos lembramos do almoço e bateu uma vontade de comer novamente. É fácil, barato e muito gostoso!!
Ingredientes:
02 colheres de sopa de azeite de oliva (usei ½ colher de sopa de óleo de gergelim)
02 cebolas médias cortadas em cubos
02 dentes de alho processados
500 g de file de frango sem pele cortado em cubos
01 pimentão verde picado em cubos
01 pimentão amarelo picado em cubos
01 pimentão vermelho picado em cubos
01 xícara de chá de cogumelos em conserva fatiados
¼ de xícara chá de molho shoyu
½ xícara chá de água
01 colher de maisena
02 colheres de sopa de amendoim torrado
Sal e pimenta do reino a gosto (cuidado! pois o shoyu tem sal e o amendoim pode ter também)
Como preparar:
Em uma frigideira ou panela grande, misture a metade do azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe fritar, retire e coloque em um prato;
Na mesma panela, coloque o sal, o restante do azeite e frite os pimentões e os cogumelos por 5 minutos, tire e coloque em outro prato;
Ainda na mesma panela, coloque o frango e frite até dourar;
Coloque todos os ingredientes novamente na frigideira, misture bem com uma colher de pau e refogue por mais 2 minutos;
Em uma xícara, misture o molho shoyu, a maisena e a água, mexa bem e junte a mistura de frango, cozinhe mexendo constantemente ate formar um molho espesso
Coloque em uma travessa e polvilhe com amendoim
Sirva quente o arroz branco acompanha!
Marilene e Márcio valeu pela inspiração, super beijo!!!!
Desta vez eu queria experimentar a façanha de preparar o meu próprio bolo de aniversário, mas como o preparativo da FEJUCA estava tomando o meu tempo decidi então montar o meu bolo de aniversário. No próximo ano prometo farei eu mesma, mas para hoje vou postar a simplicidade de montar um bolo de aniversário, não requer prática nem habilidade apenas a criatividade.
Bolo de aniversário montado:
02 bolos de Pão de ló branco de aro 20 cm;
01 lata de leite condensado;
01 caixa de preparo para Chantilly;
350 Kg de ameixa seca com caroço;
500 Kg de Confeti;
Leite com essência de Rum;
Como montar:
Reguei a base do bolo com o leite gelado e rum, (você pode usar outro líquido para regar e deixar o bolo úmido).
Cozinhei por 35minutos a lata de leite condensado (a partir do primeiro chiado da panela), retirei os caroços das ameixas e reservei. Depois de frio misturei o doce de leite com as ameixas usei um pouco do mixer para misturar bem, pronto temos o recheio do bolo!
Fiz a montagem: base + recheio + o segundo bolo e cobri com o chantilly. Para dar um ar alegre a camuflar as imperfeições da cobertura, acrescentei Confeti sobre o chantilly. Ficou gostoso e simpático!
Obs: Caso você seja habilidosa (o) basta um bolo, você corta ao meio com uma linha resistente, passa o recheio monta novamente e cobre com o creme. Eu realmente não quis arriscar, mas na próxima prometo!
Beijos para todos
Para comemorar os meus 36 anos de pura travessura, decidi oferecer um almoço para as pessoas que são responsáveis pela minha vida e minha felicidade! Assim preparei uma feijoada meu prato preferido e montei meu bolo de aniversário. O mais bacana é que eu me diverti muito com os preparativos e com a reunião em família, comemorei de forma simples e agradável.
Feijoada:
500 Kgrs de feijão preto;
200 Gramas de costela suína defumada;
300 Gramas de lingüiça defumada;
150 Gramas de paio;
350 Gramas de lombo suíno salgado;
200 Gramas de carne seca;
300 Gramas de costela suína fresca;
02 folhas de louro, alho, sal e pimenta do reino
Como preparar:
As carnes devem ser lavadas, as colocadas em água para dessalgar, as costelas frescas temperada com limão, alho e sal, e as defumadas reservadas. Escolher o feijão e deixar de molho em água quente.
Cozinhar o feijão em panela de pressão por 5 minutos, as carnes salgadas já livre do sal devem ser escaldadas em água com meio limão. Abrir a panela de pressão acrescentar as carnes exceto as costelas frescas e terminar de cozinhar.
Numa panela frite as costelas e deixe bem douradinhas, cozinhe em água e quando o feijão estiver cozido acrescente ao feijão e as demais carnes e misture bem. Para temperar a feijoada doure alho em azeite acrescente as folhas de louro e misture ao feijão que sem a tampa da panela de pressão deve estar fervendo ajuste o sal, acrescente pimenta do reino e deixe ferver mais até que fique cremoso.
Servir com arroz, couve refogada, molinho de pimenta (cebola+tomate+salsinha+pimenta+azeite+vinagre+ um pouco de caldo do feião) e farofa!
Obs.: Preparei a feijoada com um dia de antecedência assim a mesma fica mais saborosa!